Gabarito do Capítulo 03 e 04 -Tipos celulares e Níveis de Organização - 7º ano do E.F.


Gabarito do Capítulo 03 e 04 -Tipos celulares e Níveis de Organização - 7º ano do E.F.



Capítulo 03– Trabalhe estas idéias- página 33

III)
a) Célula de bactéria = célula procariótica
· Não possui núcleo
· Célula pequena
· Simples com poucos tipos de organóides: parede celular de peptídeo glicana; membrana plasmática, ribossomos, hialoplasma, material genético.
· Célula primitiva.

Célula animal = um tipo de célula eucariótica

· Possui núcleo
· Célula maior
· Célula mais complexa com vários tipos de organóides citoplasmáticos: mitocôndria, complexo golgiense, retículo endomplasmático, centríolos.
· Não possui parede celular
· Célula mais evoluídas

Célula vegetal = Tipo de célula eucariótica.
· Possui núcleo, complexa e evoluída.
· Parede celular de celulose
· Cloroplasto
· Vacúolo hídrico.

b) Parede celular de celulose, vacúolo hídrico e cloroplastos são exclusivos de células vegetais.

c) Assemelham-se a células bacterianas (procarióticas); simples e primitivas.




Capítulo 04


Trabalhe esta idéia – Página 39


II) Não, pois suas estruturas e comportamentos estão adaptados ao ambiente desértico e ártico respectivamente.

Trabalhe esta idéia – Página 40


III) Sim, pois a pelagem funciona como um isolante térmico e a cor (branca) como uma camuflagem para se esconder de potenciais predadores.

Trabalhe esta idéia – Página 42

IV) Todos são produtos de uma reprodução sexuada onde dois seres de sexo oposto geram um terceiro(s) distintos geneticamente do pai e da mãe já que se trata de uma combinação genética de ambos.

Integrante o Conhecimento – página 44


01)Os indivíduos ao longo das gerações foram sendo selecionados para possuir melhores características, comportamentos e particularidades que os fazem sobreviver melhor ao ambiente.

02)
a) São evidências deixadas pelos seres vivos antepassados que demonstram sua passagem pelos ambientes terrestres.
Ex: Pegadas, pedaços de corpos ou ossos petrificados, ovos, folhas, galhos e até seres inteiros que foram congelados-por exemplo mamutes- ou totalmente fossilizados na forma de estruturas minerais.
b) Os fósseis representam a principal prova e evidência da mudança dos seres vivos ao longo do processo de evolução que aperfeiçoa e faz surgir novas espécies.

03)Por seleção natural os mais escuros serão melhor adaptados a este ambiente poluído e igualmente escuro. Conseqüentemente esta característica beneficia os caracóis mais escuros que reproduzem mais (pois sobrevivem em melhor que os expostos caracóis claros) assim, geração a geração a população vai ficando cada vez mais escura.

04)
a) A explicação II, pois neste caso, manter um olho funcional em um ambiente escuro demanda muita energia. Assim, aqueles que nasceram com menor capacidade visual e maior capacidade para olfato e outros sentidos serão melhores adaptados e sobreviverão mais eficientemente. Consequentemente estes passarão suas melhores características a geração futura. Ao longo das gerações, os peixes em questão tenderão a ser cegos porem com alta capacidade em outros sentidos.

b) Em um ambiente iluminado, os peixes cegos não estariam adaptados sendo fáceis alvos a predadores e fatores vitais que exigem a visão.

05)Em uma geração, os seres são diferentes entre si por serem derivados de reprodução sexuada. Assim, há, naturalmente, seres mais resistentes ao inseticida (característica geneticamente pré-determinada). Estes, mais bem adaptados, reproduzirão mais e gerarão mais descendência com a característica da resistência aos inseticidas. Ao longo das gerações, mais e mais indivíduos serão naturalmente resistentes até que toda a população o seja inutilizando o uso do inseticida como controle de pragas.


06)Não concordo com a afirmação do texto. As bactérias geradas por reprodução sexuada serão diferentes entre si. Há naturalmente, bactérias mais resistentes ao antibiótico, portanto, melhor adaptadas. Estas passarão tal característica as próximas gerações tornando a população, geração após geração, mais resistente ao antibiótico (seleção natural). Lembrem-se, caracteres, mesmo se adquiridos ao longo da vida não são repassados a próxima geração por não serem pré-determinados geneticamente (com exceção das mutações).

07)A reprodução sexuada ocorre quando seres de gênero diferentes geram terceiro(s) indivíduo(s) diferentes do resto da população como produto de uma combinação genética dos pais. A mutação é uma mudança genética que ocorre ao longo da vida de um indivíduo e que pode, em raros casos, determinar uma nova característica. Se esta beneficiar o indivíduo no ambiente, servirá como fator de diferenciação e seleção natural positiva.

08)Em populações derivadas de reprodução sexuada já que nesta geras-se seres diferentes permitindo a seleção dos mais bem adaptados que reproduzirão mais, fixarão suas características ao longo das gerações.

0 comentários: