Provável Gabarito da Prova do 1º Período de 2009- 8º ano do E.F.



Questão 01- Letra C

Questão 02-
Ativo. No caso das bombas estas gastam energia para efetuar o transporte de íons levando-os de onde este esta menos concentrado para onde estariam mais concentrados.


Questão 03-

a) Osmose. Passivo.
b) Entre os ambientes que ocorrem o transporte de solvente (água) deve haver uma diferença de concentração de solutos (gradiente de concentração). Assim, a água passa de onde há menor concentração de soluto (há mais água) para onde há maior concentração de soluto (há menos água).
c) Nas células animais não há parede celular. Assim, a entrada excessiva de água pode levar ao rompimento da membrana (lise celular) no caso de células vegetais, a presença da parede celular leva ao aspecto túrgido (inchado) mas não há rompimento da célula.


Questão 04
1º tipo: Fagocitose. Característica- A célula, com gasto de energia e emissão de pseudopodes, engloba grandes partículas sólidas.
2º tipo: Pinocitose. Característica- A célula, com gasto de energia e emissão de pseudópodes. Capta uma grande quantidade de partículas dissolvidas em meio líquido.


Questão 05- Letra D


Questão 06- 2, 1, 3 e 4


Questão 07-
a) Células musculares não estriadas ou lisas. Possuem um único núcleo.
b) Movimento peristáltico, ou seja, contrações unilaterais, lentas, intensas e contínuas.


Questão 08-
a) Vasectomia
b) O sêmen deste homem conterá todos os componentes de um sêmen normal mas sem espermatozóides.
c) A zona de prazer está situada na região da glande. Assim, a vasectomia realizada no canal deferente não interfere na presença, volume e aspecto do sêmen bem como não há modificação da existência ou grau de prazer do homem durante atos sexuais.


Questão 09-
a) 1. Ovário, 2. Tuba ou trompa uterina, 3. Útero, 4. Vagina
b) 1 c) 2 d) 2 e) 3 f) 4 g) 1


Questão 10-
a) Univitelinos
b) 1 óvulo e 1 espermatozóide
c) 1 placenta
d) 2 cordões umbilicais
e) 2 óvulos e 2 espermatozóides.

0 comentários: