Provável Gabarito da Prova do 1º Período de 2009 -7º ano do E.F.




Questão 01-
a)
1.Reprodução- “acasalamento”, “fecundação”
2.Alimentação/nutrição- “sugam seu alimento”
3.Mortalidade – “Fêmeas e machos morrem”; “matar a planta”.
b) (citar três dos vistos abaixo)
1. Adaptação
2. Metabolismo próprio
3. Evolução
4. Formação celular ou celulados
5- Presença de material genético
c) Sexuada.
“machos com objetivo de atrair fêmeas para o acasalamento”
“A fecundação ocorre no alto das árvores”.
“busca de seus parceiros sexuais”


Questão 02- A reprodução sexuada gera diversidade biológica ou genética. Assim, mesmo que ocorra mudança ambiental, os mais bem adaptados conseguirão reproduzir mais, fixar suas melhores características na população, garantido a sobrevivência da espécie e sua evolução no ambiente.


Questão 03- Características vistas em todas as células (procarióticas e eucarióticas) estão no 1º, 2 º, 4 º e 9 º item.

Questão 04- Letra D


Questão 05- Parte II já que nesta as bactérias pouco adaptadas foram rapidamente eliminadas sobrevivendo as bactérias resistentes (mais bem adaptadas) e que permitiram a recuperação da população bacteriana.


Questão 06- Errada. Nenhuma população desenvolve uma característica que confere melhor adaptação. O que ocorreu é que os indivíduos que nasceram com características que os beneficiavam em relação a uma resistência ambiental, conseguiram reproduzir mais e fixar melhor suas características dentro da população. Neste caso, os que possuíam anemia falciforme eram mais resistentes a malária e portanto mais adaptados a uma região epidêmica desta doença mortal.


Questão 07- Se esta possui características físicas, comportamentais, de resistência ou melhor capacidade de reproduzir; e se tais características estão intrínsicas a sua característica genética, então tal indivíduo é melhor adaptado.


Questão 08-
a) Felis
b) Reino, Filo, Classe, Ordem, Família e Gênero.
c) Indivíduos recebem o mesmo nome científico quando pertencem a mesma espécie, ou seja, possuem capacidade de reproduzir livremente e gerar descendência fértil.

Questão 09- C E C C C

Questão 10- Letra E

0 comentários: