Gabarito ao 8º ano do E.F: CAPÍTULO 06- Como Nascemos


CAPÍTULO 06- Como Nascemos

Discuta esta idéia – Página 54
II) a) Não há mais menstruação. Através de exames de urina e sangue que captam o hormônio HCG- Hormônio coriônico gonadotrófico (produzido pela mulher apenas no momento da gravidez).
b) Alimentação normal, mas sem exageros. Evitar em absoluto o consumo de derivados de tabaco e drogas psicotrópicas, evitar o consumo de bebida alcoólica, evitar exercícios intensos e realizar pelo menos 4 consultas e exames pré-natais. Três meses antes e três meses depois é interessante o consumo diário de complemento vitamínico com ácido fólico (prevenção a “espinha bífida”- problema neuronal e formativo gravíssimo no feto).

Discuta estas idéias
III) 18 nasceram de parto cesáreo
05 nasceram de parto normal.
Hoje, o Brasil é o País com o maior número de partos cesáreos para cada 1000 partos realizados.
Discuta estas idéias – pág. 56
a) Ver página 57- Realiza-se o corte da epiderme e derme na região do baixo ventre (pouco acima do osso pubiano). Realiza-se o corte nas camadas de tecido conjuntivo e gordura. Faz-se a cisão da membrana que reveste o útero mantendo a área cirúrgica aberta com um aparelho retrato. Realiza-se a cisão (corte) do miométrio (músculo uterino) e, posteriormente da bolsa amniótica. Com a saída do líquido amniótico do interior da placenta, retira-se o bebê, faz-se a retirada da placenta para biópsia. Realiza-se a sutura dos tecidos internos com linha orgânica (pontos internos) e da região dérmica externa com linha de nylon (pontos externos).
b) Vantagem do parto cesáreo- Não há dor na hora da concepção. Todo o procedimento é realizado após a anestesia raquidiana ou peridural. Escolha do dia e hora que o filho(a) irá nascer. Independe da dilatação vaginal e da contração uterina. Diminuem os riscos de problemas durante o parto como pré-eclampsia, etc.
Desvantagem do parto cesáreo- Recuperação pós-operatória é mais lenta. Trata-se de uma cirurgia invasiva (com grandes áreas de corte), portanto há mais risco de infecção. Menor produção de prolactina e ocitocina dificultando a produção de leite.
Vantagem do parto normal- Recuperação muito rápida da mulher, facilidade de amamentação, pois induz a vasta produção de ocitocina e prolactina. Menores riscos de infecção hospitalar a mulher.

Integrando o Conhecimento – Página 60
Questão 01-
a) 30 de março é o primeiro dia do ciclo. Portanto o último dia do ciclo anterior foi o dia 29 de março. Partindo do princípio que o provável dia de ovulação ocorrerá na metade do ciclo:
29 de março – 14 dias (metade de dias do ciclo)= 15 de março é o dia da provável ovulação.
b) Do dia 12 ao dia 18 de março, ou seja, cerca de 3 dias antes e três dias depois do provável dia de ovulação.
c) Ocorrem variações no ciclo de uma mulher por fatores como: doenças ocasionais, mudança de ambiente, stress, choques emocionais, etc. Além, disso, pelos mesmos motivos, uma mulher pode apresentar mais de uma ovulação por ciclo.

Questão 02
a) Após a liberação do óvulo- conseqüência da formação do folículo, estimulado pelo FSH e a liberação deste gameta feminino, estimulado pelo LH- agem os hormônios estrógeno- que estimula a formação do endométrio (camada interna do útero)- e o hormônio progesterona, que mantém esta camada interna extremamente frágil. Ocorrendo a fecundação, o endométrio recebe o embrião que se fixa nesta camada interna do útero (nidação) a gravidez mantém a produção de progesterona e estrógeno que, consequentemente, manterá o endométrio durante a gravidez.
b) Não ocorrendo a fecundação, os níveis de progesterona e estrógeno caem drasticamente ocorrendo a descamação do endométrio conhecida como menstruação.


Questão 03
a) A- cordão umbilical. B- Miométrio. C- Bolsa aminiótica
Obs- Trata-se de um feto já que todos os órgãos já estão formados.
b) A- conecta mãe e filho para a troca de nutrientes, sinais bioquímicos e a saída de excretas.
B- Acondiciona o útero a medida que há o crescimento do feto. Quando este estiver totalmente formado este contrai para expulsar o feto no parto
C- A bolsa aminiótica protege o embrião/feto de choques mecânicos e desidratação.
Questão 04
a) Não ocorre a menstruação.
b) Através de exame de ultrasonografia transvaginal ou com uso de métodos para detectar o HCG (hormônio coriônico gonadotrófico) verificado na urina (teste adquirido em farmácias) ou no sangue (teste laboratorial).

0 comentários: