Gabarito ao 8º ano do E.F: CAPÍTULO 07- Corpo, mente e “coração”: os cuidados na adolescência.


Discuta Estas Idéias – página 62

II)
a) Os adolescentes, em sua natureza de tentar quebrar o vínculo infantil e, assim, adentrar ao mundo adulto, cria comportamentos de revolta (sem uma causa aparente) e distanciam-se dos pais, professores e adultos mais confiáveis e comprometidos com sua educação. Sem experiência e na ânsia de integrar-se em grupos, o jovem fica suscetível ao aliciamento por indivíduos ligados ao crime e aos delitos.
b) A conversa torna-se mais complicada e com menor demonstração de empatia pelas características vistas no item anterior.
c) Em geral o adolescente sente que não é mais tratado como criança e exigido como um adulto. No entanto, não possui a liberdade de ação de um adulto.

Discuta Estas Idéias – página 63


a) A responsabilidade é de ambos. Apesar disso a mulher deve preocupar-se de forma mais “radical” a favor do uso de anticoncepcionais. Justifica-se pelo fato da gravidez ser, socialmente, mais limitante a vida cotidiana da mulher bem como esta ser mais suscetível a doenças sexualmente transmissíveis (maior área de contato em seu trato vaginal)
b) Procurar ajuda e acompanhamento médico (principalmente o ginecologista) optar por um método anticoncepcional seguro e, sempre, usar o preservativo ou camisinha.

Discuta Estas Idéias – página 64

IV) a) Sim, trata-se de um envoltório descartável de borracha ou silicone especial que envolve o pênis ou é posto por dentro da vagina a partir do colo do útero.
b) Sim, esta deve ser comprada ou adquirida tomando-se as precauções como: verificação do selo do IMETRO, deve ser lubrificada e deve conter espermicida. Deve ser armazenada em local onde não haja atrito sobre a camisinha esta não deve ser exposta a calor e luz solar diretamente incidente. Ao usá-la esta deve ser posta com o pênis ereto, “enrolando-se” a ponta camisinha antes de encaixar no pênis. Cuidado para colocar a camisinha do lado certo, onde é facilmente desenrolada sobre o pênis. Após o ato sexual, a camisinha deve ser retirada do pênis ainda ereto, amarrar com um nó a ponta aberta da camisinha, enrolá-la em papel higiênico e jogá-la NO LIXO!
c) Único método que, além da eficiência como método anticoncepcional é eficiente como profilaxia (prevenção) as DST’s.

Discuta Estas Idéias – página 64

V) a) Sim, posta por dentro da vagina a partir de um anel disposto no colo do útero.
b) Sim, pois a camisinha é feita de borracha látex (orgânica) o espermicida e lubrificante também são de natureza orgânica e, portanto, possuem um prazo de validade.

Discuta Estas Idéias – página 65

VI) a) Sim. Trata-se de pílulas contendo hormônio progesterona e estrógeno artificiais que inibirão, em alta concentração no corpo da mulher, a produção de FSH e LH impedindo a formação do óvulo (folículo ovariano) e a liberação deste gameta feminino, respectivamente.
b) Não. Deve ser indicada somente por ginecologistas com a competência para indicar o medicamento de acordo com necessidades particulares da mulher bem como a apropriada concentração de hormônios administrada por dose.

Discuta Estas Idéias – página 66

VII) a) Método baseado na média de dias do ciclo menstrual verificado no mínimo em 3 meses (ideal em 6 meses). O número de dias do ciclo começa no primeiro dia da menstruação até o dia-1 em relação ao início da próxima menstruação. Com base nisso a mulher pode:
· Prever o provável dia de ovulação – corresponde a número médio de dias do ciclo/2. Ex: Em um ciclo de 30 dias (30/2= 15) portanto no 15º dia de seu ciclo será sua provável ovulação.
· Prever o período fértil que corresponde a dia provável da ovulação -4 e +4. Do exemplo: do 11º dia ao 19º dia do ciclo corresponde ao seu período fértil (em virtude de erros de previsão e da capacidade de sobrevivência de espermatozóides e óvulos).
· Prever os prováveis dias de início do ciclo ou menstruação. Trata-se de um método ineficiente ante as várias variáveis que podem afetar o ciclo. Útil para quando a mulher quiser engravidar.

b) Não, ante a irregularidade do ciclo, esta moça pode apresentar várias possibilidades de ovular durante o ciclo.

Discuta Estas Idéias – página 67


VIII) a) O uso cotidiano da camisinha ou preservativo.
b) Controlar endemias de DST’s como AIDS, sífilis, Gonorréia, Hepatite e tricomoníase.

INTEGRANDO O CONHECIMENTO- Página 71


Questão 01-
a) Sim e não. Sim pois há uma busca de censo de grupo associado a potencialidade de desenvolvimento de grandes projetos de vida. Não pois as incertezas associados a falta de orientação e limites podem levar os jovens a tornarem-se problemas sociais e indivíduos sem perspectivas.
b) Conflitos entre comportamentos e cobranças adolescentes em relação a fatores infantis. Deslumbramento por sentimentos como amor, atração sexual, derrotas e conquistas que apresentam-se como novidades nesta fase da vida.

Questão 02- (alunos)

Questão 03- (questão aberta)

Questão 04- (questão aberta opinativa)

Questão 05- Tal idéia esta errada já que a pílula, apesar de apresentar grande eficiência anticoncepcional, não possui nenhuma eficácia na prevenção (profilaxia) em relação a doenças sexualmente transmissíveis (DST’s).

Questão 06-
· Bloqueiam (impedem a ovulação)- métodos hormonais femininos. Ex: pílula combinada, patch de progesterona, “ring” (anel intravaginal que libera hormônios), implantes intradérmicos (liberam hormônios).
· Barreira a espermatozóides – Camisinha ou preservativo de borracha (masculina e feminina); DIU, diafragma.

Questão 07- Não é um método seguro, pois vários fatores ambientais e fisiológicos da mulher podem levar a irregularidade do ciclo bem como levá-la a ovular mais de uma vez no mesmo ciclo. Trata-se de um método interessante para quando a mulher necessitar saber quando irá ovular-provavelmente- quando optar em ter um filho.

Questão 08- Não. Pelos motivos citados na questão anterior.

Questão 09- Sim, pois este recomendara o melhor método anticoncepcional e informará sobre os procedimentos corretos a manutenção da saúde da mulher em vários aspectos de sua vida, inclusive a sexual.

Questão 10- Não, pode ser transmitido via contato sanguíneo (agulhas e utensílios cortantes não esterilizados), transfusão de sangue não testado, bem como de mãe para filho durante o parto e amamentação.

Questão 11
· Uso de preservativo (camisinha)
· Exigir os testes durante a doação e recepção do sangue em transfusões.
· Exigir material esterilizado ou descartável no uso de agulhas e objetos cortantes.
· Não amamentar bebês quando a mãe é HIV positivo

Questão 12-
a) Não. Hepatites e codilomas são doenças de etiologia viral.
b) Ardência durante o ato de urinar, inflamação na uretra (uretrite), presença de PUS na glande e formação de verrugas.
c) As hepatites
d) AIDS, gonorréia, sífilis, hepatite
e) Não, pois este quadro pode evoluir ao câncer de colo do útero.
Questão 13-
a) Procurar imediatamente auxílio médico e iniciar o mais rápido possível o tratamento. Realizar o ato sexual somente com o uso de preservativo.
b) A maior parte das pessoas infectadas, por vergonha ou ignorância, não procuram ajuda especializada.

0 comentários: