Gabarito ao 8º ano do E.F: Capítulos 05


Página 45- Discuta estas ideias
a) Menstruação é a descamação do endométrio (camada interna do útero) que se forma todo o mês preparando o órgão para a gravidez. Caso esta não ocorra, esta camada e descartada na forma de menstruação que se apresenta como um “sangramento” associado a pedaços de epitélio.

b) Entre 27 a 32 dias sendo que quanto maior a regularidade entre os meses, mais saudável esta a mulher. Ciclos irregulares podem indicar algumas patologias e deve ser interpretada por um ginecologista.

c) A mulher menstrua durante 3 a 7 dias. Acima ou abaixo destes intervalos deve-se procurar ajuda junto ao ginecologista pois pode ser indicativo de patologias no sistema reprodutor feminino.
d) Indica, provavelmente que a mulher não está grávida mas que tem potencial reprodutivo.

Trabalhe estas ideias – Página 48.
a) Questões opinativas e estritamente pessoais.

Integrando o Conhecimento – página 51 e 52

01)
a) Testículo ( onde os espermatozóides imaturos são produzidos); epidídimo (onde os espermatozóides amadurecem e são armazenados); ducto ou canal deferente; vesícula seminal; próstata (nestas últimas acrescentam-se líquidos que vão compor, junto aos espermatozóides, o esperma ou sêmen); ducto ejaculatório; uretra (através ou no interior do Pênis que possui tecidos especiais à ereção- corpo cavernoso e corpo esponjoso).
b) O sêmen é depositado na vagina; os espermatozóides passam pelo colo do útero; útero; tuba uterina sendo atraídos em direção ao óvulo por quimiotaxia e a fecundação ocorre, normalmente, no 1º terço da tuba uterina.
Questão 02-
a) A- Testículo; B- Prostata; C- Glândulas seminais; D- ducto deferente; E- Epidídimo.
b) A próstata e a vesícula seminal acrescentam líquidos que vão compor, junto aos espermatozóides, o esperma ou sêmen. Estes líquidos são ricos em frutose que servirá como combustível ao movimento dos espermatozóides e possuem fatores para neutralizar a acidez da vagina, protegendo os espermatozóides.
c) Testosterona – responsável por estimular o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários masculinos.

Questão 03-
a) Ocorre nos testículos a produção de espermatozóides jovens (espermatócitos) e amadurecidos no epidídimo.
b) Ocorre nos ovários
c) Ocorre, geralmente, no primeiro terço da tuba ou trompa uterina.
Questão 04- Considerando que o período reprodutivo de uma mulher dure no máximo 40 anos e que esta ovule cerca de 01 vez ao mês esta mulher irá liberar cerca de 400 a 500 óvulos durante sua fase reprodutiva (entre a menarca e a menopausa).
Questão 05 -
a) Fecundação
b) B- Ovário
C- Corpo do útero
D- Tuba ou trompa uterina
c) No corpo do útero




d) Os hormônios são produzidos no ovário. São importantes pois estimulam o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários em uma mulher (Ex: seios, menstruação, acúmulo de gordura na região dos glúteos, etc.). Além disso, o estrogênio estimula, mês a mês, a formação do endométrio (camada interna do útero) e a progesterona mantém esta camada até o final do ciclo menstrual. Caso não haja gravidez, a concentração destes hormônios diminui rapidamente, o endométrio “descama” e ocorre a menstruação.
Questão 06- No caso do homem- o pênis- no caso da mulher- o clitóris. Ambos possuem tecidos especiais (corpo esponjoso e corpo cavernoso) que se “enchem” de plasma sanguíneo advindo dos vasos internos, e ficam intumescidos, ou seja, aumentam de volume e ficam rígidos no momento da excitação sexual.
Questão 07- O “corte” e sutura do canal ou ducto deferente e da tuba ou trompa uterina impede a passagem dos gametas espermatozóides e óvulos respectivamente em prol ao momento da fecundação. Em tais fatos há a esterilização definitiva dos indivíduos.


Questão 08-
a) Gêmeos A – Univitelinos
Gêmeos B- Bivitelinos

b) Gêmeos A são do mesmo sexo já que são geneticamente idênticos.
Os gêmeos B são geneticamente diferentes, logo, podem ser até mesmo de sexos diferentes.

C) Os gêmeos A são geneticamente iguais, portanto possuem a mesma aparência
Os gêmeos B são geneticamente distintos, portanto terão características diferentes.

0 comentários: