Gabarito - Capítulo 07 do Livro ciências (o meio ambiente) de Barros e Paulino: Destinado ao 6º ano do E.F


Capítulo 07- O ser humano e o ambiente



Trabalhe estas idéias – página 70


II) a) Um ambiente natural é caracterizado em um ecossistema com clima e capa vegetal bem definidos que formam o habitat de uma comunidade (porção biótica) que relaciona-se diretamente com os fatores abióticos. Grandes cidades como São Paulo e grandes extensões usadas na agricultura, retiram a capa vegetal natural, expulsam as populações originais e modificam inclusive o clima (Ex: não há mais captação de água pelo solo em regiões asfaltadas como grandes cidades).


b) Nas cidades encontramos construções como prédios, várias casas (conjuntos e bairros), shopping, comércio e um grande número de automóveis. Nas fazendas há grandes extensões de terra na forma de pastagens, agricultura, regiões de captação e armazenamento de água in natura como rios, lagos e lagoas.


Trabalhe estas idéias- Página 72


III) a) Uso domiciliar como fonte de energia de iluminação e eletrodomésticos; nas ruas na iluminação urbana; nas indústrias como fonte de energia as máquinas.


b) Em virtude das estiagens (poucas chuvas) e sendo o Brasil dependente de energia hidroelétrica, as barragens apresentavam níveis muito baixos e havia um risco de “apagão” ou racionamento radical de energia. Por isso o programa de racionamento foi criado cobrando mais caro pela energia domiciliar e industrial (obrigando a maior economia de energia elétrica) além da criação de usinas termoelétricas a base de gás e carvão para produzir energia complementar as hidroelétricas.


c) Algumas medidas para economizar a energia domiciliar são:


* Apagar luzes e desligar aparelhos que não estejam sendo utilizáveis.


* Utilizar aparelhos e lâmpadas de baixo consumo elétrico.


* Evitar banhos em chuveiros elétricos por mais de 10 minutos.


* Utilizar meios naturais em detrimento a comportamentos de uso de energia elétrica (Ex: caminhar no parque em vez de usar esteiras elétricas, usar menos a televisão, utilizar luz natural em vez de luz elétrica.


* Evitar abrir geladeiras e ficar com a porta deste aparelho muito tempo aberta.


* Acumular roupas para passar em um só momento no ferro de passar.


d) Mesmo não havendo falta de energia elétrica, para produzi-la é necessário gasto excessivo de recursos naturais. Logo, gasto excessivo de energia e desperdício significa contribuições a impactos ambientais.


IV)


a) Sim


b) Sim, utilizando materiais biodegradáveis, reutizando objetos e reciclando material.


c) Geralmente para lixões e aterros sanitários.



Integrando o Conhecimento – página 77


Questão 01


a) Houve uma maior ocupação de elementos urbanos contemporâneos como: asfalto, prédios, automóveis e outros.


b) Sim, há duas formas das cidades evoluírem:


· Aumentando o número e quantidade de fatores urbanos o que levaria a um aumento do impacto ambiental e dos prejuízos a vida, inclusive humana.


· Aumentando o investimento e implantação de elementos paisagísticos naturais como áreas verdes, parques naturais e respeito a mananciais (fontes de água doce). Tal fato, melhoraria significativamente a vida e a qualidade existencial de seus habitantes.


Questão 02-


· A pesca ao ser realizada em época de desovas, retira as fêmeas que, capturadas, não poderão renovar as próximas gerações de peixes, prejudicando o ambiente e mesmo a atividade de pesca.


· Espécies extintas levarão a um desequilíbrio ecológico que prejudicará como um todo as teias alimentares já estabelecidas.


· A diminuição de populações também leva a desequilíbrios ecológicos pelos mesmos motivos expostos no item anterior.


· Ao se capturar peixes menores, retiram-se do ambiente seres que não atingiram a maturidade sexual e, portanto, não tiveram oportunidade de reproduzir. Consequentemente gerações futuras bem como a diversidade da população serão drasticamente afetadas.


· O uso de instrumentos como malha fina e explosivos elimina espécies que não são de interesse dos pescadores, mas que são extremamente importante a manutenção do equilíbrio ecológico.



Questão 03


a) Aumentará drasticamente a população de piranhas que são vorazes predadoras de outras espécies que iriam reduzir de forma trágica. O uso de couro de jacaré é dispensável já que existem outros materiais para substituir em benefício ao uso humano.


b) Sim, pois aumentaria drasticamente a população de insetos e roedores considerados pragas e que prejudicam a produção e várias culturas humanas.


Questão 04- Deverá ser realizada com 10 dias ou mais após a aplicação do agrotóxico para evitar a intoxicação dos consumidores deste produto agrícola.


Questão 05- Formigas, baratas e escorpiões podem ser controlados com o uso adequado de agrotóxico e substâncias a estes animais, venenoso. Tais insetos podem contaminar alimentos e serem transmissores de doenças. No caso de escorpiões, sua ferroada pode representar grande perigo, principalmente a crianças.

0 comentários: